Product HUB

Alcachofras — Nutrientes, Benefícios Para A Saúde E Dicas De Compra

alcachofras

Equipe Listonic

3 de dezembro de 2024

As alcachofras, com seu sabor e textura únicos, são uma iguaria culinária. Vamos oferecer dicas sobre como escolher, preparar e saborear alcachofras, além de destacar suas vantagens nutricionais.

Nutrientes

Verifique os valores nutricionais detalhados, incluindo informações como calorias, gorduras, carboidratos e proteínas por 100 gramas do produto.

Informações nutricionais

Quantidade por 100 g

Calorias

🔥 53 kcal

Nutrientes por: 100 g% Valor Diário*
Carboidratos12 4.36%
Fibra5 17.86%
Açúcares1 2%
Índice Glicêmico15 -
Proteína3 6%
Sódio94 4.09%
Gordura Total0 -

*O % do Valor Diário (VD) indica o quanto um nutriente em uma porção de alimento contribui para uma dieta diária. 2.000 calorias por dia é utilizado para recomendações gerais de nutrição.

Fatos & dicas

🛒
Procure alcachofras com folhas firmes e frescas. Alcachofras com folhas levemente queimadas de geada (pontas bronzeadas) ainda são saborosas.
😋
As alcachofras têm sido utilizadas como fonte de alimento e medicina popular há milhares de anos, sendo mencionadas por exploradores como Lewis e Clark.
📦
Refrigere alcachofras inteiras em um saco plástico e utilize dentro de uma semana para garantir a frescura ideal.

Benefícios para a saúde

Explore como as alcachofras podem promover um estilo de vida mais saudável e melhorar seu bem-estar geral.
  • Rico em antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres e a reduzir o risco de doenças crônicas.
  • Suporta a saúde do fígado, promovendo a desintoxicação e protegendo o fígado de danos.
  • Promove a saúde digestiva devido ao seu alto teor de fibras, que ajuda a manter os movimentos intestinais regulares.
  • Contém vitaminas e minerais essenciais como vitamina C, folato e magnésio, que são importantes para a saúde e o bem-estar geral.

Riscos para a saúde

Compreenda as preocupações e os riscos à saúde relacionados às alcachofras.
  • Reações alérgicas, especialmente em indivíduos com alergias a plantas da família Asteraceae, causando sintomas como coceira e inchaço.
  • Problemas digestivos, como gases ou inchaço, principalmente quando consumidos em grandes quantidades.
  • Risco de engasgo com as partes duras e fibrosas se não forem preparadas ou consumidas corretamente.
  • Interação com medicamentos, especialmente aqueles que afetam a função hepática, já que as alcachofras podem influenciar o metabolismo do fígado.
Conversion widget image

Facilite a lista de compras

Como escolher?

Alcachofras boas são pesadas para o seu tamanho e têm folhas fechadas e compactas com uma cor verde saudável. Uma alcachofra fresca faz um leve barulho ao serem pressionadas as folhas, sinalizando crocância e frescor.

Não escolha alcachofras com folhas abertas ou secas, pois esses são sinais de que a alcachofra não está mais no seu melhor. Alcachofras que apresentam sinais de amarelamento ou murchamento também devem ser evitadas.

Como escolher?

Como armazenar alcachofras

As alcachofras frescas devem ser armazenadas na geladeira. Colocá-las em um saco plástico com alguns furos para ventilação pode ajudar a manter a frescura. Elas podem durar até uma semana quando armazenadas corretamente na gaveta de legumes.

Não lave as alcachofras antes de armazená-las, pois a umidade pode fazer com que estraguem mais rápido. Evite mantê-las perto de frutas que produzem etileno, como maçãs e bananas, que podem acelerar o amadurecimento e o estrago. Manter as alcachofras secas e em um local fresco é fundamental para preservar sua qualidade.

✅ Fato interessante

Para manter as alcachofras frescas por mais tempo, coloque um papel toalha úmido dentro do saco plástico com elas para manter a umidade adequada sem excesso de umidade.

Quanto tempo dura?

As alcachofras frescas podem durar de 1 a 2 semanas quando armazenadas na geladeira. Para mantê-las frescas, guarde-as em um saco plástico com uma toalha de papel levemente umedecida. As alcachofras cozidas devem ser consumidas em até 3 a 5 dias quando refrigeradas.

O que fazer com as sobras?

As alcachofras que sobraram podem ser usadas em uma variedade de pratos. Adicione os corações cozidos a saladas ou pratos de massa para um toque de sabor terroso. Elas também podem ser recheadas com farinha de rosca, queijo e ervas, e depois assadas para um acompanhamento delicioso.

As alcachofras são excelentes em molhos, especialmente quando combinadas com espinafre e cream cheese. Você também pode transformá-las em um caldo ou misturá-las em um refogado de vegetais. Se você tiver alcachofras cozidas no vapor sobrando, experimente grelhá-las com azeite e alho para um toque defumado. Elas também podem ser picadas e adicionadas a tigelas de grãos ou usadas como cobertura para pizzas e pães achatados.

👨‍⚕️️ Aviso médico

O conteúdo deste site é apenas para fins informativos. Nenhum material neste site substitui o aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento profissional.

Descubra produtos de outras categorias