Product HUB

Granola — Nutrientes, Benefícios Para A Saúde E Dicas De Compra

granola

Equipe Listonic

3 de dezembro de 2024

A granola é um alimento popular para o café da manhã e um lanche feito de aveia, nozes e adoçantes, frequentemente assada até ficar crocante. Descubra o conteúdo nutricional da granola, como torná-la mais saudável em casa e maneiras versáteis de apreciá-la além do café da manhã.

Nutrientes

Verifique os valores nutricionais detalhados, incluindo informações como calorias, gorduras, carboidratos e proteínas por 100 gramas do produto.

Informações nutricionais

Quantidade por 100 g

Calorias

🔥 471 kcal

Nutrientes por: 100 g% Valor Diário*
Carboidratos64 23.27%
Fibra8 28.57%
Açúcares24 48%
Índice Glicêmico60 -
Proteína10 20%
Sódio12 0.52%
Gordura Total18 23.08%

*O % do Valor Diário (VD) indica o quanto um nutriente em uma porção de alimento contribui para uma dieta diária. 2.000 calorias por dia é utilizado para recomendações gerais de nutrição.

Fatos & dicas

🛒
Opte por granola com ingredientes naturais, com baixo teor de açúcares e gorduras adicionados.
😋
A granola foi criada no final do século XIX como um alimento saudável.
📦
Armazene a granola em um recipiente hermético em um local fresco e seco. Ela pode ser mantida por até seis meses.

Benefícios para a saúde

Descubra como a granola pode ser uma opção saborosa para apoiar uma dieta mais saudável e um estilo de vida equilibrado.
  • Rico em fibras, promovendo a saúde digestiva, o funcionamento regular do intestino e um microbioma intestinal saudável.
  • Fonte de vitaminas e minerais essenciais, como vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e zinco, que apoiam a saúde e o bem-estar geral.
  • Fornece energia sustentada a partir de carboidratos complexos e gorduras saudáveis, tornando-se uma boa fonte de combustível para o corpo e o cérebro.
  • Contém gorduras saudáveis provenientes de nozes e sementes, que favorecem a saúde do coração e fornecem ácidos graxos essenciais.
  • Versátil e prático, sendo uma adição nutritiva ao café da manhã, lanches e sobremesas.

Riscos para a saúde

Reconheça as preocupações com a saúde associadas à granola.
  • Alto teor de açúcar em muitas granolas comerciais, que pode contribuir para o ganho de peso, cáries dentárias e aumento do risco de diabetes quando consumido com frequência.
  • Alto teor calórico, que pode levar ao ganho de peso se consumido frequentemente ou em grandes porções, especialmente quando combinado com alimentos calóricos como iogurte ou leite.
  • Alto teor de gordura em algumas variedades, principalmente aquelas com óleos ou nozes adicionados, que podem elevar os níveis de colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas.
  • Potencial para aditivos artificiais como conservantes ou aromatizantes em algumas granolas comerciais, que podem causar reações adversas em indivíduos sensíveis.
Conversion widget image

Facilite a lista de compras

Como escolher?

A granola deve ser bem torrada, com uma cor dourada, e conter uma variedade de nozes, sementes e frutas secas. Ela deve ter uma textura crocante e um equilíbrio entre doçura e sabor de nozes. Verifique se a granola não forma grumos, a menos que isso seja desejado.

Evite granolas que sejam excessivamente doces ou pegajosas, pois isso pode indicar o uso excessivo de adoçantes. Granolas de alta qualidade devem ser crocantes e não muito duras, com cada ingrediente facilmente identificável.

Como escolher?

Como armazenar granola

A granola deve ser armazenada em um recipiente hermético em temperatura ambiente. Mantenha em um local fresco e seco para preservar sua crocância e sabor. Armazenada corretamente, a granola pode durar até seis meses.

A umidade pode fazer com que a granola perca sua crocância. É melhor mantê-la longe de fontes de calor. Fechar bem o recipiente ajuda a preservar sua textura e sabor, tornando-a um lanche perfeito a qualquer hora.

✅ Fato interessante

Se a sua granola começar a perder a crocância, você pode espalhá-la em uma assadeira e tostá-la no forno em baixa temperatura por alguns minutos para recuperar a crocância.

Quanto tempo dura?

A granola pode durar de 6 a 12 meses quando armazenada em um recipiente hermético em um local fresco e seco. Após aberta, é melhor consumi-la dentro de 3 a 6 meses para garantir a frescura ideal. Um armazenamento adequado ajuda a manter sua crocância e sabor.

O que fazer com as sobras?

A granola que sobrou pode ser utilizada em uma variedade de pratos doces e salgados. Polvilhe sobre iogurte ou tigelas de smoothie para adicionar crocância e sabor, ou misture em saladas de frutas para uma textura com nozes. A granola também é ótima quando adicionada a produtos assados, onde proporciona uma cobertura crocante para muffins, bolos ou pães.

Use a granola como cobertura para panquecas ou waffles, onde sua crocância contrasta com a textura macia. Se você tiver muita granola, considere fazer uma leva de barras de granola misturando-a com mel, manteiga de amendoim e frutas secas, pressionando a mistura em uma forma e assando. A granola também pode ser usada como cobertura para sorvete ou iogurte congelado, ou misturada em mix de frutas secas com nozes, sementes e chocolate. Para um lanche rápido, aproveite a granola com leite ou polvilhe sobre uma banana ou maçã fatiada para adicionar sabor e crocância.

👨‍⚕️️ Aviso médico

O conteúdo deste site é apenas para fins informativos. Nenhum material neste site substitui o aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento profissional.

Descubra produtos de outras categorias