Product HUB

Molho De Espaguete — Nutrientes, Benefícios Para A Saúde E Dicas De Compra

molho de espaguete

Equipe Listonic

3 de dezembro de 2024

O molho de espaguete pronto varia bastante em termos de açúcar e sódio. Aprenda a escolher opções mais saudáveis com baixo teor de aditivos, descubra os benefícios dos molhos ricos em tomates e conheça as melhores práticas de armazenamento.

Nutrientes

Verifique os valores nutricionais detalhados, incluindo informações como calorias, gorduras, carboidratos e proteínas por 100 gramas do produto.

Informações nutricionais

Quantidade por 100 g

Calorias

🔥 80 kcal

Nutrientes por: 100 g% Valor Diário*
Carboidratos13 4.73%
Fibra2 7.14%
Açúcares8 16%
Índice Glicêmico45 -
Proteína2 4%
Sódio400 17.39%
Gordura Total3 3.85%

*O % do Valor Diário (VD) indica o quanto um nutriente em uma porção de alimento contribui para uma dieta diária. 2.000 calorias por dia é utilizado para recomendações gerais de nutrição.

Fatos & dicas

🛒
Escolha molho de espaguete feito com ingredientes naturais, como tomates e ervas.
📦
Mantenha o molho de espaguete não aberto em um local fresco e seco. Após aberto, refrigere e utilize dentro de cinco a sete dias. Para armazenamento mais prolongado, congele em porções por até três meses.

Benefícios para a saúde

Descubra como o molho de espaguete, com sua mistura de ingredientes, pode realçar seus pratos de massa enquanto oferece nutrientes benéficos.
  • Rico em vitaminas e minerais provenientes de tomates e outros vegetais, como a vitamina C, a vitamina A e o potássio.
  • Contém antioxidantes como o licopeno dos tomates, que ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres e a reduzir o risco de doenças crônicas.
  • Baixo em calorias, tornando-se uma adição saudável ao molho de espaguete e outros pratos.
  • Versátil e nutritivo, permitindo a inclusão de diversos vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Riscos para a saúde

Esteja atento às preocupações relacionadas ao molho de espaguete.
  • Alto teor de sódio em muitos molhos de espaguete comerciais, que pode contribuir para hipertensão e aumentar os riscos cardiovasculares.
  • Alto teor de açúcar em alguns molhos comerciais, que pode levar ao ganho de peso, cáries dentárias e aumentar o risco de diabetes quando consumido com frequência.
  • Potencial para aditivos artificiais como conservantes, aromatizantes ou corantes em alguns molhos de espaguete comerciais, que podem causar reações adversas em indivíduos sensíveis.
  • Baixa densidade nutricional, especialmente em molhos com pouco conteúdo real de vegetais, oferecendo vitaminas ou minerais limitados.
Conversion widget image

Facilite a lista de compras

Como escolher?

Um bom molho de espaguete deve ter uma cor vermelha profunda e uma consistência espessa, indicando que foi cozido lentamente para desenvolver sabor. O aroma deve ser rico em tomates e ervas, atraente e robusto.

Evite molhos de espaguete que sejam aguados ou tenham um gosto ácido excessivamente forte, pois isso pode sugerir tomates mal cozidos ou um desequilíbrio nos temperos. Molhos que contêm conservantes artificiais ou têm um gosto metálico também devem ser evitados.

Como escolher?

Como armazenar molho de espaguete

O molho de espaguete deve ser armazenado na geladeira em um recipiente hermético após ser aberto. A refrigeração mantém seu sabor e previne a deterioração por até uma semana. Sempre certifique-se de que a tampa esteja bem fechada após cada uso.

Deixar o molho de espaguete em temperatura ambiente pode levar à rápida deterioração. Evite usar utensílios sujos para servir, pois isso pode introduzir bactérias. Sempre transfira o molho para um recipiente limpo se não estiver usando o pote original para manter sua qualidade.

✅ Fato interessante

Adicionar um fio de azeite sobre o molho de espaguete antes de fechar o recipiente pode ajudar a preservar sua frescura.

Quanto tempo dura?

O molho de espaguete pode durar 1-2 anos se mantido fechado e armazenado em um local fresco e escuro. Uma vez aberto, deve ser refrigerado e consumido dentro de 5-7 dias. Para armazenamento mais prolongado, o molho de espaguete pode ser congelado por até 3 meses.

O que fazer com as sobras?

O molho de espaguete que sobrou pode ser utilizado em uma variedade de pratos saborosos. Misture-o em um gratinado de massa ou lasanha com camadas de massa, queijo e carne, ou use-o como cobertura para pizzas ou pães planos. O molho de espaguete também é ótimo quando adicionado a sopas, ensopados ou caçarolas para dar mais profundidade de sabor.

Use o molho de espaguete como base para uma shakshuka, cozinhando ovos no molho com especiarias e ervas, ou misture-o em um recheio de sloppy joe com carne moída. Se você tiver muito molho de espaguete, considere congelá-lo em porções para refeições rápidas depois. O molho de espaguete também pode ser usado como molho para palitos de pão, pão de alho ou palitos de mussarela, ou misturado em uma mistura de almôndegas ou bolo de carne para adicionar umidade e sabor. Para um lanche rápido, aqueça o molho de espaguete e sirva-o com pão crocante, sobre massa ou como um molho para vegetais.

👨‍⚕️️ Aviso médico

O conteúdo deste site é apenas para fins informativos. Nenhum material neste site substitui o aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento profissional.

Descubra produtos de outras categorias